As novas abordagens de Educação e dos processos pedagógicos cuja essência é a inclusão educacional e a aprendizagem centrada no estudante exigem aos profissionais da educação o domínio de metodologias de ensino-aprendizagem inclusivas e democráticas com vista a promoverem uma participação activa dos estudantes na construção do conhecimento, desenvolvimento de competências e do pensamento crítico. Assim, o módulo Docência, Aprendizagem e Diversidade visa desenvolver nos futuros profissionais a capacidade de planificação e gestão dos processos educativos, tomando em consideração os objectivos educacionais bem como a diversidade e as necessidades educativas dos estudantes em geral e de forma individual.

Breve Introdução

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são uma ferramenta muito importante na educação moderna, pois, quando usadas com eficácia, podem contribuir para o acesso universal à educação, à equidade na educação, a uma prestação de ensino e aprendizagem de qualidade, ao desenvolvimento profissional dos professores e a uma gestão, governação e administração da educação mais eficientes. Com este módulo pretende-se proporcionar aos mestrandos (i) uma visão histórica e metodológica do uso das TIC na educação; (ii) um entendimento sobre as diferentes ferramentas que podem ser usadas na Educação; e (iii) um conhecimento sobre os aspectos críticos e os desafios do uso das TIC na educação em Moçambique.

Competências genéricas:

  • Trabalho em equipa;
  • Gestão de informação;
  • Comunicação;
  • Pensamento crítico.

Competências específicas:

 Ao terminar o módulo, o mestrando deve ser competente em:

  • Descrever o contexto histórico das TIC na educação e o seu surgimento;
  • Discutir os desafios de uso das TIC no ensino e aprendizagem em Moçambique;
  • Problematizar o papel das TIC na educação em geral e em disciplinas específicas em particular;
  • Aplicar metodologias e estratégias de aprendizagem colaborativa em relação aos espaços online em rede para aprender;
  • Utilizar as diferentes ferramentas das TIC, em particular a Web2.0, que podem ser usadas na educação;
  • Mapear as diferentes TIC para o ensino e aprendizagem eficaz nas diferentes disciplinas.