O Módulo “Avaliação de Estudantes” é destinado a todos os docentes do Ensino Superior, interessados em melhorar o seu desempenho pedagógico, mas com particular destaque para os Assistentes e Assistentes Estagiários, em processo de integração na docência universitária.

O módulo de Pedagogia do Ensino Superior tem como finalidade promover uma reflexão sobre o ensino superior e sua função social e os problemas actuais do Ensino Superior em Moçambique, o estudo de matérias sobre a planificação de uma disciplina, módulo curso, uma unidade didáctica e uma aula e a gestão do processo de aprendizagem. Os conteúdos do módulo incluem planificação sistémica do ensino e da aprendizagem, a correspondência entre métodos e objectivos, avaliação e mediação da aprendizagem dos estudantes. No estudo deste módulo, os docentes desenvolvem actividades conducentes à prática e análise da docência no Ensino Superior. 

O módulo visa sensibilizar os docentes sobre o potencial das TIC e providenciar conhecimento adequado para uso inicial de ferramentas TIC como complemento as suas práticas lectivas.

As novas abordagens do processo de ensino e aprendizagem cuja essência é a aprendizagem centrada no estudante acarreta dificuldades quer nos professores quer nos estudantes dada a viragem que os mesmos impõem na metodologia de ensino e aprendizagem.

Pressupõe-se que o módulo Métodos Participativos de Ensino e Aprendizagem permita que os participantes desenvolvam a capacidade de facilitar a auto-regulação do processo de aprendizagem dos estudantes.

No fim do módulo os participantes devem ser capazes de:

  • Aplicar os princípios de ensino e aprendizagem a partir de métodos participativos;
  • Aplicar os princípios de ensino e aprendizagem centrada no estudante;
  • Identificar e aplicar os princípios de trabalho em equipa;
  • Empregar os princípios de aprendizagem em grupo;
  • Aplicar os vários princípios acima referidos na planificação do processo de ensino e aprendizagem.

O módulo de Psico-pedagogia tem como finalidade dotar o formando de conhecimentos com vista a utilizar metodologias diversas com alicerces científicos e formar indivíduos capacitados para analisar, compreender e julgar problemas educacionais. A abordagem dos conteúdos deste módulo vai conferir ao formando habilidades necessárias para saber lidar com o Homem não apenas como um indivíduo, mas também como um sujeito que transcende o biológico e o social, um sujeito psicológico capaz de se auto-organizar e organizar o meio que o rodeia e desta forma ter consciência de que o Homem como ser humano é parte integrante da sociedade.