A disciplina proporciona aos estudantes conhecimentos sobre os mecanismos e princípios básicos do sistema hematológico e sua integração com outras disciplinas do curso. Aborda aspectos de funcionalidade do sistema hematopoiético em condições normais e de doença; Anemias e doenças leucocitárias; Citologia hematológica; Classificação morfológica das Anemias e leucemias; Proporciona portanto, as bases para o alcance dos objectivos preconizados no perfil do graduado deste curso.

Os resultados de aprendizagem após a conclusão da disciplina incluem, saber:

  • Identificar os componentes do sangue e definir hematócrito;
  • Descrever as funções dos componentes do sangue;
  • Caracterizar as principais alterações citológicas do sangue
  • Compreender os mecanismos fisiopatológicos que levam as principais alterações do sangue (anemias, leucemias, policitémias e hemoglobinopatias);
  • Desenvolver a curiosidade científica, fundamentando hipóteses diagnósticas para o estudo das principais patologias que envolvem o sistema hematológico.
  • Descrever o processo da coagulação sanguínea (hemostase) diferenciando as vias intrínseca e extrínseca;
  • Interpretar a ocorrência da hemofilia e suas características clinicas;
  • Descrever a determinação genotípica e fenotípica dos grupos sanguíneo

As estratégias de ensino e aprendizagem incluem:

  1. Tipo de aulas e formas de leccionação: Aplica-se (sem exclusão de outras) três métodos básicos de aprendizagem, buscando-se sempre a interacção constante com os estudantes: Aulas teóricas (participativas); Aulas práticas e/ou laboratoriais; Seminários.
  2. Actividades de frequência obrigatória: Constituem actividades de frequência obrigatória as aulas práticas e/ou laboratoriais; Seminários.

A avaliação consistirá na realização de:

  • Dois Testes (1 teórico e 1 teórico-prático);
  • Relatórios das aulas práticas e/ou laboratoriais; e
  • Seminários (exercícios prático ou trabalhos de pesquisa a serem desenvolvidos em grupo).

A média de frequência será dada pela fórmula:

Nota de frequência= 60% nota do teste escrito + 40% Média das actividades práticas

  • Exame Normal
  • Exame de Recorrência