- Professor: Raquel Bonifácio
- Professor: Gracinda Mataveia
- Facilitador: Raquel Bonifácio
- Facilitador: Xavier Muianga
O módulo de Pedagogia do Ensino Superior tem como finalidade promover uma reflexão sobre o ensino superior e sua função social e os problemas actuais do Ensino Superior em Moçambique, o estudo de matérias sobre a planificação de uma disciplina, módulo curso, uma unidade didáctica e uma aula e a gestão do processo de aprendizagem. Os conteúdos do módulo incluem planificação sistémica do ensino e da aprendizagem, a correspondência entre métodos e objectivos, avaliação e mediação da aprendizagem dos estudantes. No estudo deste módulo, os docentes desenvolvem actividades conducentes à prática e análise da docência no Ensino Superior.
- Facilitador: Marta Mendonça
O módulo de Psico-Pedagogia tem como finalidade dotar o formando de conhecimentos com vista a utilizar metodologias diversas com alicerces científicos e formar indivíduos capacitados para analisar, compreender e julgar problemas educacionais. A abordagem dos conteúdos deste módulo vai conferir ao formando habilidades necessárias para saber lidar com o Homem não apenas como um indivíduo, mas também como um sujeito que transcende o biológico e o social, um sujeito psicológico capaz de se auto-organizar e organizar o meio que o rodeia e desta forma ter consciência de que o Homem como ser humano é parte integrante da sociedade.
- Facilitador: Raquel Bonifácio
As novas abordagens do processo de ensino e aprendizagem cuja essência é a aprendizagem centrada no estudante acarreta dificuldades quer nos professores quer nos estudantes dada a viragem que os mesmos impõem na metodologia de ensino e aprendizagem. Pressupõe-se que o módulo Métodos de Ensino permita que os participantes desenvolvam a capacidade de auto-regulação do processo de ensino e aprendizagem, podendo assim os docentes facilitar a gestão dos progressos de ensino e aprendizagem dos seus estudantes.
- Facilitador: Raquel Bonifácio
O Módulo "AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES" é destinado a todos os docentes do Ensino Superior, interessados em melhorar o seu desempenho pedagógico.
No fim do módulo os docentes devem ser capazes de:
- Fazer uma reflexão crítica do lugar e papel da avaliação na formação universitária,
- Diferenciar os conceitos: avaliar e classificar,
- Demonstrar as relações entre os métodos de ensino e os métodos de avaliação,
- Explicar as diferentes etapas envolvidas num processo de avaliação da aprendizagem,
- Identificar os diferentes instrumentos de avaliação aplicáveis nas suas respectivas áreas de especialidade,
- Elaborar diferentes tipos de perguntas tendo em conta os objectivos pretendidos com a avaliação,
- Elaborar diferentes tipos de testes de acordo com as especificidades dos estudantes.
- Facilitador: Raquel Bonifácio
- Facilitador: Marta Mendonça
No mundo actual, o trabalho quotidiano de muitos profissionais assim como as pesquisas científicas fazem bastante uso dos avanços conseguidos na área das TIC. Por isso é muito importante que os docentes sejam conhecedores destas, e ao mesmo tempo que sejam exímios utilizadores das aplicações informáticas gerais e específicas da área de planificação, organização e gestão dos processos de ensino e aprendizagem.
- Facilitador: Kombo Ernesto Kombo
- Facilitador: Xavier Muianga
Este módulo versa sobre os processos cognitivos que influenciam o processo de ensino e aprendizagem.
- Facilitador: Raquel Bonifácio
Actualmente, o uso adequado de ferramentas baseadas em TIC tem um papel chave na qualidade de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, a UEM, se vê na obrigação de embarcar na capacitação contínua dos seus docentes de forma a muni-los com conhecimentos que, quando aplicados, poderão contribuir positivamente no processo de transmissão de conhecimentos na instituição. O módulo visa sensibilizar os docentes sobre o potencial das TIC e providenciar conhecimento adequado para uso inicial de ferramentas TIC como complemento as suas práticas lectivas.
- Facilitador: Kombo Ernesto Kombo