Espaço para Treinamento de docentes nos cursos do Centro de Desenvolvimento Académico

O módulo de Pedagogia do Ensino Superior tem como finalidade promover uma reflexão sobre o ensino superior e sua função social e os problemas actuais do Ensino Superior em Moçambique, o estudo de matérias sobre a planificação de uma disciplina, módulo curso, uma unidade didáctica e uma aula e a gestão do processo de aprendizagem. Os conteúdos do módulo incluem planificação sistémica do ensino e da aprendizagem, a correspondência entre métodos e objectivos, avaliação e mediação da aprendizagem dos estudantes. No estudo deste módulo, os docentes desenvolvem actividades conducentes à prática e análise da docência no Ensino Superior. 

O módulo de Psico-Pedagogia tem como finalidade dotar o formando de conhecimentos com vista a utilizar metodologias diversas com alicerces científicos e formar indivíduos capacitados para analisar, compreender e julgar problemas educacionais. A abordagem dos conteúdos deste módulo vai conferir ao formando habilidades necessárias para saber lidar com o Homem não apenas como um indivíduo, mas também como um sujeito que transcende o biológico e o social, um sujeito psicológico capaz de se auto-organizar e organizar o meio que o rodeia e desta forma ter consciência de que o Homem como ser humano é parte integrante da sociedade.

As novas abordagens do processo de ensino e aprendizagem cuja essência é a aprendizagem centrada no estudante acarreta dificuldades quer nos professores quer nos estudantes dada a viragem que os mesmos impõem na metodologia de ensino e aprendizagem. Pressupõe-se que o módulo Métodos de Ensino permita que os participantes desenvolvam a capacidade de auto-regulação do processo de ensino e aprendizagem, podendo assim os docentes facilitar a gestão dos progressos de ensino e aprendizagem dos seus estudantes. 

O Módulo "AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES" é destinado a todos os docentes do Ensino Superior, interessados em melhorar o seu desempenho pedagógico.

No fim do módulo os docentes devem ser capazes de:

  • Fazer uma reflexão crítica do lugar e papel da avaliação  na formação universitária,
  • Diferenciar os conceitos: avaliar e classificar,
  • Demonstrar as relações entre os métodos de ensino e os métodos de avaliação,
  • Explicar as diferentes etapas envolvidas num processo de avaliação da aprendizagem,
  • Identificar os diferentes instrumentos de avaliação aplicáveis nas suas respectivas áreas de especialidade,
  • Elaborar diferentes tipos de perguntas tendo em conta os objectivos pretendidos com a avaliação,
  • Elaborar diferentes tipos de testes de acordo com as especificidades dos estudantes.

No mundo actual, o trabalho quotidiano de muitos profissionais assim como as pesquisas científicas fazem bastante uso dos avanços conseguidos na área das TIC. Por isso é muito importante que os docentes sejam conhecedores destas,  e ao mesmo tempo que sejam exímios utilizadores das aplicações informáticas gerais e específicas da área de planificação, organização e gestão dos processos de ensino e aprendizagem.

Este módulo versa sobre os processos cognitivos que influenciam o processo de ensino e aprendizagem.

Actualmente, o uso adequado de ferramentas baseadas em TIC tem um papel chave na qualidade de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, a UEM, se vê na obrigação de embarcar na capacitação contínua dos seus docentes de forma a muni-los com conhecimentos que, quando aplicados, poderão contribuir positivamente no processo de transmissão de conhecimentos na instituição. O módulo visa sensibilizar os docentes sobre o potencial das TIC e providenciar conhecimento adequado para uso inicial de ferramentas TIC como complemento as suas práticas lectivas.