Actualmente, o turismo é um fenómeno que suscita enorme preocupação de pesquisadores, motivados pelo seu crescimento constante e seus efeitos sobre as economias nacionais e respetcivas sociedades. Trata-se de procurar analisar, com coerência, as formas de manifestação e implicações do turismo, tentando buscar os mecanismos mais apropriados para um desenvolvimento sustentável da actividade.

O presente documento constitui o plano analítico da disciplina de Itinerários Turísticos ministrada na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane - ESHTI -, nos cursos de Turismo de forma geral, e de forma mais específica nos cursos de Gestão de Mercados Turísticos e Animação Turística.

Objectivos:

A disciplina de Itinerário Turísticos visa dotar os estudantes de conhecimentos técnicos e metodológicos básicos e gerais para a concepção e comercialização de itinerários turísticos como um produto. Desse modo, os estudantes poderão possuir a capacidade de aplicar ferramentas para fomentar a valorização dos recursos locais e regionais, o desenvolvimento sustentável de produtos turísticos, bem como a dinamização social e económica dos locais, através da implementação de Itinerários Turísticos.

Resultados de aprendizagem

Os principais resultados de aprendizagem se prendem em conhecer e interpretar a diversidade do património turístico local e nacional; e essencialmente elaborar e implementar rotas de itinerários turísticos como forma de valorização da oferta turística nacional e local. Para tal, o estudante deverá ser capaz de:

  • Conhecer as principais terminologias relacionadas com os itinerários turísticos;
  • Identificar os principais tipos de itinerários;
  • Conhecer os elementos que compõem os roteiros turísticos;
  • Conceber e implementar roteiros turísticos;
  • Reconhecer a importância dos itinerários turísticos para a organização, valorização e promoção da oferta turística nacional, bem como os seus contributos para o desenvolvimento local, regional e nacional.